5 SINAIS QUE VOCÊ PRECISA MELHORAR A SUA SAÚDE BUCAL

Notícias

Sempre Sorrindo
09/03/2022 - 16:09

5 SINAIS QUE VOCÊ PRECISA MELHORAR A SUA SAÚDE BUCAL

5 SINAIS QUE VOCÊ PRECISA MELHORAR A SUA SAÚDE BUCAL

Manter a saúde bucal em dia é importante para o funcionamento de todo o corpo. Por essa e outras razões, o aconselhável é estar sempre atento(a) aos sinais de que alguma coisa pode estar errada. Assim, será muito mais fácil identificar a origem do problema bucal e dar início ao tratamento adequado o quanto antes. Em entrevista ao Sorrisologia, a cirurgiã-dentista Uila Ramos da Silva te ajuda nessa tarefa! Ela esclarece quais são os principais indicativos de que algo não vai bem com a saúde bucal e ainda dá dicas sobre como aperfeiçoar os cuidados com a região. Confira a seguir.

Dor no dente podem sinalizar cárie, traumatismos e outras doenças
Sentir dor no dente ao mastigar ou em quaisquer outras circunstâncias é indicativo de problemas na saúde bucal. Segundo a Dra. Uila, “as principais causas de dor que acometem a cavidade bucal, e não apenas os dentes, são: doenças pulpares, doenças periodontais, cárie dental e traumatismo dentário”.

Na presença deste sintoma, não deixe de buscar uma avaliação individualizada com o(a) dentista. O(a) profissional poderá determinar o que está provocando o transtorno e, a partir do diagnóstico, recomendar o tratamento ideal.

Sangramento na gengiva pode ser causado por má higiene bucal
Notar a gengiva sangrando é um indicativo de que você precisa melhorar a sua higiene bucal. Geralmente, o incômodo está associado à presença excessiva de placa bacteriana na região. A cirurgiã-dentista explica que “a higiene bucal deficiente leva a um maior acúmulo de restos alimentares, que servem de substrato e energia para a formação da placa bacteriana”. Por isso, pacientes que não escovam corretamente os dentes e não usam fio dental todos os dias estão mais suscetíveis a sofrer com a gengiva inchada e sangrando.

“A placa bacteriana em proximidade com a gengiva libera mediadores químicos pró-inflamatórios, desencadeando o aspecto de gengiva avermelhada (eritema), inchada (edemaciada) e lisa superficialmente, o que a deixa mais propensa ao sangramento espontâneo durante a higiene bucal ou até mesmo durante a alimentação”, acrescenta.

Mau hálito pode ter várias causas diferentes
Além de indicar problemas na saúde bucal, o temido mau hálito pode estar relacionado a outras complicações. De acordo com a Dra. Uila, “a halitose é de etiologia multifatorial, resultante da degradação da matéria orgânica na boca. Pode-se relatar como causas: hábitos do(a) paciente, como má higiene bucal e fumo, doenças bucais (saburra lingual, doenças periodontais, doenças endodônticas, cárie, entre outras), doenças otorrinolaringológicas e do trato respiratório e doenças do trato gastrointestinal”.

Para saber como acabar com mau hálito, é imprescindível buscar ajuda especializada. O tratamento vai depender da origem do problema e, portanto, deve ser definido com base na avaliação individualizada do(a) paciente.

Cárie pode causar danos sérios se não for tratada
Está percebendo a presença de furinhos ou manchas de tonalidade marrom ou branca em um ou mais dentes? Se sim, você pode estar com cáries. “A cárie tem início com a atividade bacteriana que ataca a superfície do esmalte dental através da ação corrosiva dos ácidos que são produzidos pelo metabolismo da placa bacteriana”, esclarece a cirurgiã-dentista.

“A fase inicial da doença caracteriza-se pela presença de lesões de manchas brancas na superfície do esmalte dental, que configuram a desmineralização dentária. A permanência deste processo evolui atingindo a dentina, em que observa-se a lesão cariosa de aspecto acastanhado, em que há um maior comprometimento do dente”, continua.

Ao desconfiar de cárie no dente, é essencial agendar uma consulta o(a) dentista. Segundo a profissional, “quando a cárie não é tratada, ela pode afetar a polpa dental, que irá responder com inflamação e dor, podendo até mesmo chegar ao quadro de necrose”.

Placa bacteriana pode virar tártaro se não for removida
É possível identificar a existência de placa bacteriana sozinho(a) em casa. Ela é caracterizada por uma espécie de película transparente e pegajosa, que deixa os dentes com uma sensação “rugosa”. Caso não seja devidamente removida por meio de escovação e uso diário do fio dental, a placa bacteriana no dente pode passar por um processo de mineralização e dar origem ao tártaro (que só pode ser eliminado por um especialista no consultório odontológico).

“O tártaro é uma placa bacteriana que se formou e ficou retida há mais tempo no meio bucal. Ao absorver os minerais oriundos da alimentação, torna-se rígido e firmemente aderido à superfície dentária. Tanto ele quanto a placa bacteriana são compostos de bactérias em uma matriz de glicoproteínas salivares e polissacarídeos extracelulares”, orienta a Dra. Uila.

Higiene bucal correta ajuda a prevenir estes e outros problemas na região. Veja dicas!
Ter bons hábitos de higiene bucal é o primeiro passo para fugir de problemas como dor no dente, sangramento na gengiva, mau hálito, cárie e presença de placa bacteriana. Por isso, capriche na limpeza da região! “Após as refeições, é necessário primeiro fazer uso do fio dental, que desempenha eficiente limpeza nas superfícies interproximais (entre os dentes)”. Depois disto, procede-se à escovação com o uso de escova de cerdas macias”, recomenda a especialista. 

“O creme dental apropriado para a sua necessidade será orientado pelo cirurgião-dentista que te acompanha. Já o uso de enxaguante bucal só se indica de acordo com a necessidade de cada caso e por um período determinado, visto que o uso contínuo poderá desencadear resistência bacteriana às substâncias antimicrobianas do enxaguante”, ressalta. 

 

Fonte: Sorrisologia