Dentes trincados

Notícias

Sempre Sorrindo
16/03/2022 - 17:16

Dentes trincados

Dentes trincados

Você já teve o dente trincado? Os dentes trincados apresentam uma rachadura ou fissura que pode atingir a superfície externa do dente e também os tecidos internos. Nem sempre o dente com uma trinca apresenta sintomas, o que faz com que a lesão passe despercebida até que a abertura aumente ou atinja a parte interna.

Além disso, é comum o surgimento de infiltrações, que aparecem alterando a coloração do dente trincado. O acúmulo dos corantes das bebidas e alimentos pode deixar a dentição com uma tonalidade cinzenta, acastanhada ou amarelada. 

Mas além de afetar a estética do sorriso, as trincas nos dentes podem facilitar o desenvolvimento de cáries e placas bacterianas. Em casos mais graves, essas bactérias podem provocar dor e sensibilidade, comprometendo toda a estrutura dentária.

Descubra 4 principais causas desse problema, os tratamentos disponíveis e o que fazer para proteger seus dentes.

Continue a leitura!

Quais são as causas dos dentes trincados?
A mastigação de alimentos duros, como torresmo, gelo, castanhas e balas é uma das causas mais comuns na formação de trincas nos dentes.

Acompanhe e veja outros fatores que podem desencadeiar o problema.

1. Traumas
Quedas ou pancadas na boca resultantes de acidentes ou de contato nos esportes podem formar fissuras nos dentes.

2. Bruxismo
O bruxismo é o hábito de ranger os dentes, o que pode trincá-los por conta da força e pressão de uma arcada dentária contra a outra.

3. Hábitos nocivos à saúde bucal
Hábitos aparentemente inofensivos, como roer as unhas, palitar os dentes, morder a tampa de uma caneta ou usar os próprios dentes para abrir uma embalagem, podem deixar os dentes mais sensíveis, levando à formação de trincas.

4. Desequilíbrio na arcada
Por fim, problemas na mordida causados pelo alinhamento incorreto da arcada podem provocar uma pressão entre os dentes, formando trincas.

O que fazer para evitar a formação de trincas nos dentes?

O primeiro passo para se prevenir é rever alguns hábitos, a começar pela mastigação. Para tanto, evite ingerir alimentos de textura muito dura ou tente cortá-los em pedaços menores para reduzir o impacto. Ainda, não roa as unhas ou use os dentes como ferramenta para abrir coisas.

No caso da prática de esportes de contato, opte pelo uso de moldeira. O uso desse item também é recomendado para os pacientes com bruxismo. Já as lesões nos dentes provocadas pelo desequilíbrio na arcada dentária podem ser tratadas com o uso de aparelho ortodôntico.

Os dentes trincados não são apenas um problema estético e devem ser tratados o mais rapidamente possível, evitando maiores complicações.

 

Fonte: Blog Odontocompany