CLAREAMENTO DENTAL CASEIRO

Notícias

Sempre Sorrindo
30/03/2022 - 16:10

CLAREAMENTO DENTAL CASEIRO

CLAREAMENTO DENTAL CASEIRO

Afinal, clareamento dental caseiro dá certo?
Depende do tipo de clareamento dental caseiro ao qual estamos nos referindo. Receitas caseiras, como aquelas que misturam os itens da despensa de casa, só acarretam desperdícios. Kits acessíveis pela internet, ou mesmo o famoso carvão ativado, também não servem e ainda colocam a sua saúde e o seu bem-estar em risco.

“Os únicos métodos eficientes são os que usam um composto chamado peróxidos. No clareamento dental caseiro confiável obtido nas clínicas, existem duas opções. Uma é o uso de gel noturno durante 6 horas em média. Na outra opção, o paciente usa durante 2 horas, no decorrer do dia”, esclarece Heitor. Lembrando que esse tipo é caseiro, mas tem todo o respaldo do dentista.

Por que apostar no verdadeiro clareamento dental caseiro?
A escolha do verdadeiro clareamento dental caseiro evita diversos riscos. Os kits comprados pela internet, além de não serem aprovados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), não têm o registro da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Algumas das possíveis consequências são a inflamação de bochechas e lábios, aparecimento de mais manchas nos dentes, retração da gengiva e úlcera gástrica.

“Se houver cáries, o gel pode penetrar nelas e causar um transtorno ainda maior, como exposição da raiz do dente”, completa o dentista da Odontoclinic.

Além disso, o tratamento caseiro exige algumas técnicas que você só aprende com um profissional: “o paciente precisa aprender a aplicar o gel. Se colocar muito, pode ferir a gengiva. Quando termina o período de uso da moldeira, tem que saber removê-la e limpar os dentes”, explica Heitor.

São detalhes que fazem toda a diferença no resultado e na sua saúde e são obtidos com a ajuda de um profissional.

Existem cuidados depois do clareamento dental?
O pós-clareamento exige cuidados, sim. O realizado em casa demanda, por exemplo, respeitar o prazo adequado para se alimentar, depois de retirar o gel. Dependendo do alimento, como no caso dos muito pigmentados, é necessário aguardar um tempo ainda maior.

Também, é preciso ter atenção à escovação. Como o tratamento costuma sensibilizá-los, pode surgir a necessidade de trocar a escova e a pasta de dentes por outras mais apropriadas. Um bom dentista pode orientar e ajudar nessa escolha.

Por que passar por uma consulta profissional antes?
A consulta com um profissional da Odontologia registrado no CFO proporciona mais segurança e eficiência no tratamento. Primeiro, porque ele precisa realizar uma avaliação do seu caso, pois existe a possibilidade de outro procedimento prévio. 

Para o clareamento dental caseiro, a saúde bucal precisa estar impecável. Além disso, é importante a limpeza feita no consultório. A remoção de tártaro e placas bacterianas, por exemplo, contribui para a substância penetrar melhor e alcançar melhores resultados.

Também, é nessa avaliação que o profissional analisa a quantidade de produto, tira a medida da moldeira e verifica a presença de possíveis alergias.

“A idade também é importante. É necessário ter todos os dentes permanentes formados. Então, o clareamento dental caseiro costuma ser indicado a partir dos 15 anos. Além do mais, é bom evitar o procedimento em gestantes. O acompanhamento profissional serve, ainda, para conduzir o paciente de perto e fazer ajustes necessários”, acrescenta o dentista.

Outro motivo de passar por uma consulta profissional é a possibilidade de associar o tratamento caseiro ao clínico ou mesmo a outro tipo de intervenção: “você pode começar com o caseiro, fazer o de consultório e seguir com o caseiro. Mas tudo isso é avaliado pelo profissional”, explica Heitor.

“Dependendo da mancha, é necessário fazer uma intervenção restauradora e reparar aquele local com outro material. Algumas vezes, dá para conseguir um bom resultado com resina mesmo.”, prossegue.

 

Fonte: Blog Odontoclinic